sábado, 27 de abril de 2013

Resenha: O pequeno príncipe

Título: O pequeno principe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: AGIR
Número de páginas: 93
Ano: 2000

À primeira vista, um livro para crianças. Na definição de Antoine Saint-Exupéry, seu autor, "um livro urgentíssimo para adultos", o que talvez explique a extraordinária sobrevivência literária de O Pequeno Príncipe. Publicado pela primeira vez em 1943 na Nova York em que foi escrito e, no ano seguinte, na França, o livro chegou à Agir com o componente de acaso que, em geral, cerca a edição de fenômenos editoriais, já que a obra havia sido comprada por outra tradicional editora brasileira, que desistiu da publicação. Traduzida primorosamente por D. Marcos Barbosa, a versão brasileira chegou à livrarias em 1952, tendo vendido desde então mais de 4 milhões de exemplares.
Le Petit Prince, The Little Prince, El Principito, Der Kleine Prinz - em qualquer uma das mais de 150 línguas em que é publicado, causa encanto a história do piloto cujo avião cai no deserto do Saara, onde ele encontra um príncipe, "um pedacinho de gente inteiramente extraordinário" que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana em personagens como o vaidoso, capaz de ouvir apenas elogios; o acendedor de lampiões, fiel ao regulamento; o bêbado, que bebia por ter vergonha de beber; o homem de negócios que possuía as estrelas contando-as e encontrando-as em ambição inútil e desenfreada; a serpente enigmática; a flor a qual amava acima de todos os planetas.
"Na primeira noite adormeci pois sobre a reai, a milhas e milhas de qualquer terra habitada. Estava mais isolado que o náufrago numa tábua, perdido no meio do mar. Imaginem então a minha surpresa, quando, ao despertar do dia, uma vozinha estranha me acordou. Dizia:- Por favor desenha-me um carneiro!"
 
Extraordinário. Não vejo palavra melhor para ilustrar a inspiradora história de um piloto que, ao acabar tendo que fazer um pouso de emergência com seu avião no deserto do Saara, encontra ali um pequeno príncipe, uma linda criança, e tem sua vida radicalmente mudada após este mágico encontro.
Impossivel não se emocionar ou, pelo menos, tomar consciência dos fatos, com a leitura da brilhante história de Saint-Exupéry. Um livro destinado a crianças e jovens, que com ensinamentos e reflexões simples toca todo e qualquer coração adulto. Com aquarelas do próprio autor, a fábula do pequeno príncipe tenta, por meio de descrições de adultos em geral, por assim dizer, fazer com que nós, adultos (Ah, eu sou quase um já, né?) na menor das hipóteses, revamos nossas atitudes e tomamos consciência de quem realmente somos. Um encontro mágico, simples, e até melacólico. Mas preciso, muito preciso. Desses que deveria acontecer com cada um. E acaba acontecendo com aqueles que se permitem ler o livro. Uma história -de criança- magnífica.

2 comentários:

  1. Me sinto um pouco E.T por ainda não ter lido esse livro. Sempre vejo ela na livraria e numa banca aqui pertinho de casa e ele sempre está baratinho, mas eu sempre acabo passando algum na frente dele.
    Antes de ler sua resenha eu pensava que era uma livro bobo, sabe? Mas agora eu vi que ele passa uma mensagem e m]ao é tão de criança assim. Pretendo ler ele em breve é um dos livros que já está criando pó na minha wishlist, acho que está na hora de eu comprar. haha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensava que O pequeno príncipe fosse uma história para crianças, mas me surpreendi muito lendo o livro. E ainda me surpreendo, toda vez que o releio. É como se a cada nova "visita" a ele me fizesse aprender ou entender mais um pouco sobre a vida. Está mais do que na hora de tirar o pó, não? rárá E me conte o que achou, assim qe ler, combinado? Beijos (:

      Excluir