domingo, 21 de abril de 2013

Resenha: Morte e Vida de Charlie st. Cloud

Morte e Vida de Clarlie St. Cloud
Autor: Ben Sherwood
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 296
Ano: 2010
 
Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos da um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É nesse mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás - e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.
 
Eu acredito em milagres
Uma história espirituosa. No melhor sentido que a mesma - a palavra espirituosa - possa vir a ter. Antes de mais nada, gostaria de destacar a importância que Morte e vida... teve para mim. Eu nunca fui um cara muito apegado a livros. Tinha lido muito pouco antes de conhecer a envolvente história de Charlie. Mas em 2010 - quando eu pude me presentear, ainda por curiosidade, com esse belo livro - as coisas mudaram. Morte e vida... foi o primeiro livro de tantos que já li de 2010 para cá e que ainda quero ler. E, não só pelo fato de ter sido o primeiro, tem um lugar mais que especial na minha estante. Com uma narrativa totalmente envolvente e emocionante, a trajetória de Charlie - dos 15 aos 28 anos - me encantou logo nas primeiras páginas. O plano de fundo espiritual, digamos assim, também me garantiu bons momentos enquanto a minha leitura se estendia por aquela semana. Mas eu não poderia deixar de destacar o efeito que a relação de Charlie e Sam é capaz de causar em qualquer um que, até mesmo por curiosidade - assim como eu - venha a ler o livro. O amor de Charlie por Sam é um dos mais bonitos que já vi. E, muitas vezes, fui tomado pelos sentimentos que, volta e meia, me levavam a estar presente na história. Os diálogos são simples e reflexivos. Impossível não parar por alguns instantes e repensar a nossa relação com as coisas, as pessoas, a morte, os milagres, e mais do que isso, com a vida. Como não encantar-se também pela linda Tess? Uma personagem, extraordinariamente, encantadora. Emocionante, mágico e surpreendente, é impossível não se entregar a essa linda história.

2 comentários:

  1. E pensar que eu quase tive este livro em minhas mãos na promoção de frete grátis da Saraiva, mas no fim optei por não comprar. Já tenho até o filme mas só vou assistir quando ler ao livro, que na minha (humilde) opinião parece ser perfeito. O primeiro livro que lemos é o que vai decidir nossa vida de leitor e não leitor e o fato de Morte e vida ter decidido a sua me dar mais vontade de ler ainda *-*
    Super Abraço, Victor Rosa
    http://encantosparalelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do filme, mas o livro, como creio que você já sabe, é maravilhosamente melhor...

      Excluir