quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Resenha: Escola: Os piores anos da minha vida

Título: Escola: Os piores anos da minha vida
Autor: James Patterson e Chris Tebbetts
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 288
Ano: 2013

Rafa Khatchadorian já tem problemas suficientes em casa sem ter de meter a escola ao barulho. Felizmente, ele tem um plano perfeito para ter o melhor ano de sempre, isto é, se conseguir levar adiante. Mas ele vai tentar quebrar todas as regras do código de conduta da escola.
Porém, quando o jogo começa a perder a piada, ele terá de decidir se ganhar é o mais importante, ou se está finalmente pronto para aceitar as regras, lidar com os provocadores e com as verdades que sempre tentou evitar.
Se você já chegou ao sexto ano ou está prestes a viver essa fase terrível da escola, esta história vai lhe mostrar como sobreviver.
Além disso, você provavelmente vai morrer de rir!
Se liga!
Tem uma baita história para contar.

Despretensiosamente formidável. É assim que pretendo definir Escola: Os piores anos da minha vida quando precisar fazer qualquer comentário sobre o livro. 
A história de Rafa chegou até a mim não prometendo mais do que uma tarde de risadas e alguns acontecimentos -do livro- que me fariam lembrar com saudade os tempos de escola. Mas em pouco tempo se tornou a escolha mais acertada em se tratando de livros infanto-juvenil.
James - Que já havia conquistado toda a minha admiração em O diário de Suzana para Nicolas - vem agora, em companhia de Chris Tebbetts, nos presentear com um livro que, de tão bacana, não pode faltar na sua estante.
O sexto ano de Rafa na escola, na companhia de Léo, seu melhor amigo, e de tantos outros: a mulher dragão, o diretor lagartão, Urso, entre outros, é o pano de fundo de um dos enredos mais bem elaborados e comoventes que eu já li. Tudo bem que o livro foi feito para "se rir" de todas as situações, mas o que você encontrará em Rafa, na maneira como ele resolve lidar com as coisas e tudo o mais, o farão perceber que, ah, foi bacana rir de tudo aquilo, mas o mais bacana foi ter tido a oportunidade de conhecer o brilhante Rafa. E toda a sua história.
A escolha -do livro- me caiu como uma luva para aprimorar minhas aulas (Para quem não sabe eu sou professor. Do 1° e 2° ano do ensino fundamental.) e tratar MINHAS crianças, vê-las, lidar com tudo o que anda acontecendo ao redor delas, de uma forma mais palhaça, por assim dizer. Encontrando uma pitada de criancice aqui, outra de harmonia ali e fazendo-as felizes e sendo o melhor profissional que eu poderia ser.
Escola... e o Rafa, mais do que um livro de criança, é um livro SOBRE criança. Ser criança. Não deixar de ser criança. Acreditar, enfim, acima de tudo, que a cura do mundo, a melhor solução, por mais que elas te façam raivinha aqui ou ali, birra por isso ou aquilo, está em pequenas mãos. Em pequeninos, como diria uma aluna minha, "CORAÇÃOS".

P.S.: Talvez eu tenha ficado adulto demais. Mas ainda aposto que não.


6 comentários:

  1. Oi Oi *-*
    Ah, James Patterson já ganhou pontos comigo. Dei uma folheada em O diario de Suzana e já estou encantada. iuashdiaosd.'
    Esse livro parece ser bem divertido mesmo. Eu me lembro do meu tempo de escola kkkkkkkkkkkkk Era terrivelmente terrivel. :/ Nunca fui boa em ir pra escola, confesso.
    Adorei a resenha Ítalo. :**

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Hey!
      James Patterson, literalmente, passa a liderar a corrida maluca que é a minha lista de autores favoritos.
      O diário de Suzana para Nicolas é incrível. Espero que seja tão marcante para ti quanto foi para mim.
      E escola... é espetacular.
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, parece ser uma delíciaaa! Adoro livros que me fazem lembrar a infância! Vou ler com certezaaa...

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser bem divertido, li uma resenha dele há uns tempos atrás e fiquei super curiosa. Agora li sua resenha e estou ainda mais!
    James Patterson é incrivelmente bom *-*
    Adorei sua resenha ;)

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir