quinta-feira, 11 de julho de 2013

Resenha: O guardião

Título: O guardião
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 352
Ano: 2013

Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês  e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela.
Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia de fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado.
Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como uma rainha.
Julie está animada como havia muito tempo não se sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela.
Quando perce que seu desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que amizade, Julie sê vê dividida entre esses dois homens. Ela tem que tomar uma decisão. Só não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo.
O guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas desta vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de muito suspense.

Antes de mais nada eu gostaria de dizer que acabei de ler O guardião há poucos minutos e, confesso que, nem sei se consigo passar para vocês o quanto maravilhado eu estou com essa nova obra-prima do nosso querido Sparks.
Confesso também que, se a trama não se passasse na Carolina do Norte ou não tivesse o começo trágico/emocionante (Aqui você vai lembrar de P.S.: Eu te amo) que tem: a morte de Jim, o presente, a carta... eu nem diria se tratar de mais um livro do Nicholas.
Arrepiante. Assim é O guardião do começo ao fim.
A narrativa de mais uma história de amor, tendo a doce Julie que, apesar de um passado sofrido, deu uma virada na vida e, depois de passar por mais um abalo, com a morte do marido, Jim, e sua procura por alguém que, mas do que uma companhia, a fizesse feliz, é brilhante.
Depois de uns encontros nada animadores, Julie vê em Richard, engenheiro que conheceu no salão de Mabel e, depois, bem, em alguns encontros, o homem perfeito. Só que, quem não gosta nada dessa história é Mike, melhor amigo de Julie.
Dividida entre esses dois homens, embora eu não concorde com o termo (dividida), depois de descobrir que o que sente por Maike pode ser mais do que amizade, Julie acaba envolvendo-se na história mais linda, sofrida, engraçada, tensa e triste de toda a sua vida.
Destaco ainda as excelentes participações dos personagens secundários na trama. Adorei Andrea, achei Emma uma graça, não fui muito com a cara do Henry, odiei o bocó do Pete e, cara, como eu gostaria de ter conhecido a policial Jennifer.
Uma história de amor, acima de todo o suspense (Característica nova na trama de Nicholas Sparks), a meu ver, em três partes: No amor sincero a Jim, no novo amor encontrado em Mike e, principalmente, em todo o amor a Singer, que roubou todas as "cenas", me fez rir e chorar e se mostrou o personagem mais bem construído de Sparks, mesmo sendo um cachorro.
O guardião acaba de se tornar o melhor livro lido de Sparks (Ele tem disso) e encabeça a minha futura estante.

10 comentários:

  1. Esse livro está aqui para ser lido e deve ser minha próxima leitura. Tudo em nome do suspense. Parabéns pela resenha!

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido (: Cara, posso adiantar que é agoniante a forma como os capítulos vão terminando/começando e as informações vão surgindo... Abraço!

      Excluir
  2. Gostei do enredo desse livro, ainda mais por ter uma áurea de mistério cercando a história. Talvez ele seja uma boa opção para eu começar a ler Sparks (nunca o li, acredita?). Parabéns pela resenha!
    Abraços!
    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido Diego. Rapaz, então... Os lançamentos de Sparks tem me surpreendido por não serem mais APENAS aquelas histórias "água com açúcar" cheia de mimimimi mas que, mesmo assim, sempre me conquistaram. Amei Diário de uma paixão, Querido John é excelente e Um amor para recordar é magnífico. E, quanto a O guardião, bem... É SENSACIONAL! E arrepiante... Nunca tinha lido nenhum suspense. E Nicholas se aventurando nele quase me fez parar de respirar... Abraço!

      Excluir
  3. Uau preciso ler esse livro! Gostei dessa coisa das cartas. Quando eu li Ps: eu te amo eu não gostei muito mas só li porque eu esperava pelas cartas e acho que vou amar essa parte das cartas. Tem um suspense também? Cachorro? O pacote completo, né? hehe *u*
    Vou ler o a primeira vista primeiro e depois procurar por esse. Acho que vou gostar. ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Bea... É apenas uma carta, do falecido marido de Julie, Jim e o presente que ele deixou caso partisse: o cachorro Singer. Quanto ao pacote completo, é sim, com certeza. Também estou louco para ler A primeira vista, mas antes vou ler A escolha. Beijo!

      Excluir
  4. Ah, eu sou apaixonada por Nicholas Sparks! Não vejo a hora de ler esse livro que já está na minha estante haha *-*

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não amar Nicholas Sparks, né? E, que sorte de o livro já estar na sua estante, hein? Leia, leia, leia... Vai se surpreender e se sentir muito AGONIADA. Garanto, rárá (:
      Beijo!

      Excluir
  5. ítalo,eu li uns 3 livros do Nicholas e não é que eu não goste,mas para mim é muita melação =\
    Te indiquei a uma tag http://loucamenteleitores.blogspot.com.br/2013/07/tag-7-coisas.html
    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros são bem mais melosos Aline... Fiquei interessado em saber quais livros tu leu (:
      Hoje mesmo (Ou amanhã) eu respondo a tag, ok? Beijo!

      Excluir