quarta-feira, 17 de julho de 2013

Resenha: A escolha

Título: A escolha
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 305
Ano: 2012

Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que, sua nova vizinha, Gabby aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele.
Ainda assim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby, e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?

Adulto. Este talvez seja o livro mais adulto de Nicholas Sparks na minha opinião. Um daqueles livros que fazem você reparar que está crescendo e que sua mãe tem um pouco de razão em dizer que já está mais do que na hora de encontrar um Travis ou uma Gabby.
A história de amor do bonitão Travis com a engraçadíssima Gabby me ganhou de jeito durante o último final de semana e na primeira parte do livro eu não conseguia evitar o riso. Gabby também é, pelo menos eu suspeito, o personagem feminino mais bem construído por Sparks. É impossível não rir com pelo menos uma situação em que ela se envolve. 
Morando a pouco tempo em Beaufort, ela vai logo tomar satisfações com o seu vizinho por sua cachorra estar grávida e, na cabeça dela, o culpado disso tudo seria o cão dele. Quem é o vizinho? Travis, claro.
Irritada, descontrolada e bancando a chata, ela passa pela sua primeira situação constragedora julgando o vizinho e dizendo mil e um desaforos a ele.
Depois de corrigir seu erro (É, ela estava errada), aceita passar um final de semana com Travis e seus amigos e, bem, não é preciso dizer que a partir daí surge uma linda história de amor, né?
A segunda parte do livro me fez chorar como sempre, principalmente nos diálogos entre Travis e sua irmã, Stephanie. Trata-se da parte em que, por causa de um acidente, que envolveu o casal, Gaby fica em coma. O título legitima exatamente tudo o que acontece depois desse acidente. Gabby, há uns meses atrás, deixava claro em seu testamento que se algo assim a acontecesse, depois de um tempo Travis deveria desligar seus aparelhos. A escolhe de Travis, e bem antes, toda a sua reflexão sobre ela me fez ficar agoniado, com o estômago revirando. Mas posso garantir que em nome do amor, ele fez a escolha certa. Se eles estão juntos até hoje? Isso você só descobrirá se ler o livro. Ou será que, por amor, Travis cumpriu sua promessa a Gabby?
Um livro sobre o amor. O amor de verdade. Daqueles mais improváveis. Que nasce enquanto você discute com sua vizinha, depois cuida da cadela dela, a convida para um passeio, janta com ele, a ensina andar de moto e passa a vida, ou a parte mais bonita dela, ao seu lado.
Não sei se consegui repassar tudo o que achei de A escolha. Gabby ficará comigo por muito tempo e tenho um carinho especial por Travis também. Stephanie seria a melhor amiga de qualquer um de nós e Nicholas Sparks mostra, mais uma vez, por que se consagra, a cada nova obra, como o melhor escritor da atualidade.

38 comentários:

  1. Tenho o livro, mas ainda não li. Minha mãe pegou ele e devorou em pouco tempo e ela falou que é mesmo muito engraçado. Curti muito a resenha e fiquei com mais vontade de lê-lo. Nem sabia do que se tratava a história na verdade e gostei.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não tem como não DEVORAR A Escolha. É super-mega-hiper engraçado/romântico/tenso/fofo (:
      Abraços...

      Excluir
  2. Mais uma vez me interessei por um livro do Sparks. Acho que não da mais para adiar o momento de conhece-lo, hehehe. Além do mais, gosto muito de livros engraçados, com personagens bem construidos. E, afinal, sua resenha ficou excelente!

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não conhece Sparks? Como assim? Ele é o meu segundo autor preferido, apesar de todos os clichês. Não tem como não se emocionar com Nicholas e A Escolha é divino, tem muito humor e, ao mesmo tempo, drama (:

      Excluir
  3. Olá Ítalo!
    Obrigada pela visita, seguindo aqui!
    Nunca li Sparks, mas com certeza pretendo ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia muito, muitíssimo, mas muito mesmo em breve, Rizia!
      Beijo

      Excluir
  4. Deve ser excelente esse livrinho. Eu ando a ler herança de fogo de nora roberts e também estou amando a sua leitura,é um livro bastante agradável que faz parte da saga nascimento de nora roberts que conta com três livros em que herança de fogo é o primeiro volume. Muito sinceramente,estou a pensar comprar os outros dois livros da saga,pois me apaixonei pela herança de fogo,o qual vou no capitulo quinze e falta-me pouco para chegar ao fim,não sei bem quantas paginas tem o livro no total mas que é uma linda história,lá isso é. Muitos beijinhos e fica com deus!! http://pontodecruzdamafalda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha escultado falar sobre Herança de fogo. Devo mesmo ser um E.T., rárá
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, Ítalo. Tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro do Nicholas. Todo mundo fala bem dos livros dele, mas sl eu ainda fico meio assim em cima do muro com livros de romances, eu não gosto muito do tema.

    Abraços.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala rafa! Então, vejo sempre suas leituras lá no Enseada e já percebi que temos gostos muito diferentes. Romances são a minha zona de conforto enquanto para ti um desafio. E vice-versa quanto aos seus gostos. Mas vou dar uma chance a alguns dos livros resenhados por ti e espero que um dia chegues a ler um romance.
      Abraço!

      Excluir
  6. Acho que todos os livros do Sparks acabam te deixando assim, pensando naquilo até um bom tempo depois. Sempre acabo me emocionando além do esperado com esses livros e acho isso maravilhoso. <3
    Excelente resenha. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara! Concordo com tudo o que você disse (:
      E Sparks é um gênio, né?!
      Beijo!

      Excluir
  7. Nicholas é excelente, pena que demorei de descobrir isso! Ainda não li esse livro dele, mas minha leitura atual é dele sim, lendo O Guardião. Bem no início, mas está ótimo.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O guardião é excelente. Gzuiz, que livro, não?!
      Nicholas arrebenta. Mas, te contar, esses últimos lançamentos geralmente são, no mínimo, um pouco diferentes dos primeiros. (:

      Excluir
  8. Eu amo esse escritor, minha amiga leu esse livro e disse que era muito bom! Pretendo ler em breve, adorei a resenha!
    Beijo.
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido Débora. Espero que também chore de rir ao ler A Escolha e tente rir para não chorar com esse magnífico livro!

      Excluir
  9. Sparks é realmente um divo. Li A Escolha e amei, entrou para os meus favoritos. Travis e Gabby fazem um casal lindo, e a escolha que Travis tem que fazer é de doer o coração de qualquer um.
    Boa resenha, curti!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Travis e Gabby ♥
      E Stephanie (:
      Agradecido pelo elogio David.

      Excluir
  10. Não sou e nunca fui muito fã do Nicholas, mas depois desta resenha vou confessar que fiquei com vontade de ler um livro dele!

    Abraços!

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso dizer que LEIA, LEIA, LEIA! Nicholas é um gênio (:

      Excluir
  11. Sou mega fã de Nicholas, e já li esse e amei!!
    otima resenha!
    estou te seguindo
    visita meu blog?

    http://www.lostgirlygirl.com
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle (Amo esse nome ♥, por causa da Michelle Tanner, de Full House) Nicholas é ótimo, não? Já visitei, segui e comentei por lá!
      Beijo

      Excluir
  12. Já ouvi falar muito bem desse livro, adorei sua resenha! *-*
    Ahh, respondi a tag, depois confere lá ;)

    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Já li três livros do sparks um atrás do outro e não gostei muito,
    mas parece que esse é bem diferente de outros romances do autor pelo o que vi da sua resenha.Espero um dia ainda ler os livros do Sparks, mas hoje não.

    Abs,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, também espero que um dia dê uma chance ao Sparks e mais, que se identifique com a escrita dele assim como muitos, rárá
      Abraço!

      Excluir
  14. To lendo Querido John, do mesmo autor. Até agora gostando! Abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur... Já li Querido John e, ah... Savannah (Nostalgia ♥). A Escolha é magnífico, garanto que pode ser melhor que John, inclusive ;s

      Excluir
  15. Putz, tu fala de mim, mas tu escreve bem pra kct também, garoto!
    Bom, como sempre o Nicholas vem com suas histórias de romance dramático hahaha! Tenho apenas três livros dele e li só Diário de Uma Paixão. Tua resenha tá muito boa mesmo, mas não sei se vou comprar ele agora por enquanto. Vou ler os que já tenho aqui heheh

    (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado garota!
      Quais são os outros dois, hein?! Não pode me deixar curioso assim u_u

      Excluir
  16. Depois de Querido John esse o livro que eu mais gosto do Nicholas Sparks. Foi um pouco mais leve e diferente dos outros. Acho que a Stephanie contribuiu muito bom isso. E eu gostei bastante do final também.
    Agora eu tô lendo aquele À primeira vista, sabe? E ele é continuação de O milagre e isso me desanimou um pouco pois foi o único livro do Nicholas que eu não gostei e eu não estou gostando muito. Espero que o final seja surpreendente e compense o resto a história. hehe ^^

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o 3°. O guardião e Um amor para recordar ainda se sobressaem. Não li À primeira vista ainda e não consigo passar do capítulo 2 em O Milagre. Plmdds, que livro mais chato!
      Beijo (:

      Excluir
  17. Eu Gosto Muito do Sparks, :D

    Tenho 11 livros dele já, mas ainda não li todos.
    Esse é um que está aguardando pra ser Lido!

    Gostei da Resenha :)

    Estou te seguindo, se puder me seguir tbm agradeço!
    Beijooos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dele eu tenho 6, mas já li 7!
      Caramba, os 11?! :O
      Seguindo lá também Bell!

      Excluir
  18. A Escolha é um dos meus livros favoritos do Nicholas Sparks. Devo dizer que Stephanie é uma das minhas personagens favoritas também, ela é muito divertida ♥

    Amei sua resenha, está de parabéns!
    Estou te seguindo *-*

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephanie é ótima, ok. Mas o que é o fenômeno Gabby, hein Bruna? Eu nunca tinha rido tanto com um personagem antes (:
      É um dos melhores sim...
      Beijo!

      Excluir
  19. Oi, Ítalo.

    O único livro que li do Nicholas S. Foi Querido John, e fiquei decepcionado. Não sei se criei muitas expectativas em cima do livro ou se o livro é, de fato, previsível (Me julguem. Rsrs)... No entanto, eu ainda pretendo dar outras chances ao autor, e por sua resenha, me pareceu que A Escolha é um livro divertido, de leitura gostosa.
    Ps.: Resenha incrível.
    Seguindo-te ^^
    Até mais ver, moço.
    Abraços.

    http://absortoemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro õ/
      Então... Eu gostei de Querido John, sabia? E Nicholas realmente é previsivel, mas não o deixo de amar.
      Quanto a A Escolha, você vai rir, vai chorar, vai, vai... É muito perfeito, plmdds! (:
      Até mais...
      Abraço!

      Excluir