sábado, 15 de junho de 2013

Resenha: Um amor para recordar

Título: Um amor para recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 188
Ano: 2011

Quando tinha dezessete anos, a vida de Landon Carter mudou para sempre. Isso foi há quarenta anos, quando ele se viu diante de um impasse que pode ser catastrófico para um rapaz dessa idade: arrumar uma companhia para o baile da formatura. Landon já havia namorado uma garota, Angela, mas antes das férias daquele verão ela o havia trocado por um rapaz mais velho e com um carro mais bonito. Não que Landon não tivesse dinheiro. Era filho de um dos únicos políticos da pequena Beufort, na Carolina do Norte, tinha uma bela casa, um carro e frequentava com os pais os melhores restaurantes da cidade. Mas naquele ano, não tinha mais nenhuma opção feminina para acompanha-lo ao baile em honra aos ex-alunos da escola.
Todas as mais bonitas já haviam sido convidadas e só lhe restavam as que usavam óculos de fundo de garrafa ou as de língua presa. A última esperança era encontrar alguém no álbum de retratos dos alunos da escola. Foi lá que encontrou Jamie Sullivan. Depois de resistir por quase uma hora, folheando o livro de trás para frente, Landon teve de dar o braço a torcer e aceitar que Jamie era sua opção mais razoável, a não ser que quisesse ficar servindo ponche e limpando vômito nos banheiros, que era o que os rapazes desacompanhados acabavam fazendo nos bailes.

Arrepiante! Assim é Um amor para recordar e foi assim (arrepiado) que fiquei ao ler os últimos capítulos de mais uma magnífica história de Sparks. A trama mais juvenil criada por Sparks para descrever a história de amor entre o play boy, Landon e a boa moça Jamie me pegou logo no primeiro capítulo e depois eu não pude mais largar o meu exemplar. Os diálogos, a forma como Nicholas constrói a trajetória de Jamie, que, como todo mundo já sabe -não, nem é spoiler, você já viu o filme- possui leucemia, das raras, sem cura, é surpreendente e consegue envolver de uma forma anormal o leitor, que mesmo sabendo onde a história vai chegar, torce com todas as forças para estar errado ou para que lá no último capítulo, o seu exemplar esteja escrito de outra forma. A forma como Landon encara tudo também é memóravel -e sim, eu chorei em boa parte dela- e mais ainda como Jamie lida com tudo. Por fim, os trechos da Bíblia definem muito bem o livro e falam por si só. Um amor para recordar se torna o meu livro preferido do autor -e agora eu pretendo parar um pouco com o NS, embora eu ainda tenha O Milagre e a Escolha, e o Guardião esteja para chegar (UHU)- e tem o lugar mais especial da minha estante. Amarei para sempre Jamie e Landon, e os levarei para todo o sempre, ou até quando eu durar.

6 comentários:

  1. Tenho esse livro e ainda não li, acredita? Na verdade, tenho três livros do Sparks aqui em casa que ainda não li...
    O engraçado é que sei o final de Um Amor Para Recordar e depois de ler um post em um blog falando sobre como o Nick o deixa aberto e é possível "escolher" em que se quer acreditar, decidi que não quero lê-lo tão cedo...

    Gih Alves || atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com.br
    Seguindo aqui! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vinda Gih, já visitei seu blog e adorei tudo o que vi por lá. Quantos livros já resenhados, hein?! Quanto a Um amor para recordar, é o melhor livro do Sparks <2 Curti bastante e seria impossivel esquecer Jamie e Landon!

      Excluir
  2. Aí, ontem mesmo eu indiquei o filme para o meu pai, que é lindo, e meu pai também viu e adorou. Quero muito ler o livro.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo Ana, ainda não vi o filme, mas tenho quase certeza que o livro é capaz de superá-lo. Agradecido pela visita. Beijão!

      Excluir
  3. Não tenho o livro, mas já li. Adorei a resenha! O livro é beeeeeeeeeeem melhor que o filme.

    Abraço, http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também curti muito UAPR, é o melhor do Nicholas na minha opinião.
      Abraço!

      Excluir