sexta-feira, 31 de maio de 2013

Resenha: O Sr. Pip

Título: O Sr. Pip
Autor: Lloyd Jones
Editora: Rocco
Número de páginas: 272
Ano: 2007

Ganhador do prêmio de literatura Commonweath, o neozelandês Lloyd Jones presta, na fábula moderna de O Sr. Pip, uma bonita homenagem ao poder de transformação da literatura. Ambientado na Papa Nova Guiné nos anos de 1990, em plena guerra civil, o romance, contado sob a perspectiva de Matilda, de 13 anos, mostra como um personagem de um dos grandes escritores do século XIX, Charles Dickens, é capaz de mudar a vida da jovem e de toda a sua comunidade, na fictícia Bougainville.
Isolados por um bloqueio político, econômico e militar, os habitantes da ilha vivem com dificuldades e privações. A sorte de todos só mudaria quando o único homem branco que restara na aldeia decide reabrir a esquecida e também única escola do local, iniciando a leitura do clássico de Dickens, Grandes esperanças. O impacto das aventuras do protagonista do livro, conhecido pelo apelido de Sr. Pip (nome do personagem principal da obra de Charles Dickens), ilumina de "grandes esperanças" Matilda e a gente de sua aldeia, sobrevivendo até ao inferno provocado pela guerra.

Acho, digo, tenho certeza, que nunca um livro me tocou tanto quanto O Sr. Pip. Com o início dos conflitos na fictícia Bougainville, ilha onde vivem Matilda, Dolores, Daniel e tantos outros personagens magníficos, um único homem branco permanece ali, o Sr, Watts. Por conta da guerra, a única escola da aldeia é fechada e cabe ao Sr. Watts, após 86 dias sem aula, voltar a ensinar as crianças locais. Lendo Grandes Esperanças, Watts coloca Matilda, e boa parte da turma, em um mundo novo, secreto e, muitas vezes (ou sempre, não sei) melhor do que o real. Pip, o protagonista de Grandes esperanças, passa a ser amigo de todas as crianças e muda, radicalmente, a vida de toda aquela aldeia. Mágico, o livro nos faz refletir sobre que caminho o nosso mundo está levando e perceber que, sim, mundos melhores existem, dentro de nós, e que poderiam ser esses os nossos, se não fossem os nosso medos, nossas angústias, inveja e tantas outras coisas mais. O livro ainda te faz refletir sobre a importância dos livros em nossa vida. Foi lendo o livro, e conhecendo Matilda, Pip, Dolores, Watts, que percebi que, mais do que me proporcionarem entretenimento, os livros me constroem. Foi lendo O Sr. Pip que lembrei o quão emocionado fiquei com os encontros de Charlie e Sam em Morte e vida de Charlie St. Cloud, ou como torci por Emma e Dexter em Um dia, como desejei conhecer O pequeno príncipe, ou como quis ser amigo de Nora, Vee e Patch, em Sussurro.
Foi lendo O Sr. Pip que eu redescobri como ler um simples livro pode ser a coisa mais importante a se fazer em uma sexta-feira entediante. Ou a cura para aquela tristeza que teima em aparecer...
Com personagens fortes, e muito bem construídos, O Sr. Pip agora encabeça a minha lista de melhores livros que já li. E apesar de um final com um tom mais melancólico, me fez, desde o primeiro parágrafo, no mínimo, um pouco mais feliz.

4 comentários:

  1. Olá, Ítalo! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas fiquei com vontade de conferir a trama após ler a sua resenha! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Biih. Então, recomendo muito a leitura de O Sr. Pip, de verdade. Espero que o leia e goste dele tanto quanto eu... Beijos!

      Excluir
  2. Oi Ítalo! Nunca ouvi falar nesse livro. /:
    Mas depois dessa resenha fiquei com uma vontade imensa de conhecer um pouco mais sobre ele. Procurei no Skoob, li mais algumas resenhas, e me encantei!
    Muito bom. Quero lê-lo o mais breve possível!
    Beijão. ♥

    http://meualecrimdourado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu as resenhas no Skoob sobre ele, também? São muito lindas, não? Mas o livro todo é... Espero que realmente o leia e volte aqui pra me contar o que achou...
      Beijão!

      Excluir