sábado, 31 de agosto de 2013

Resenha: O coração dos heróis

Título: O coração dos heróis
Autor: David Malouf
Editora: LeYa
Número de páginas: 256
Ano: 2011

A batalha entre gregos e troianos não termina em chamas. Existe sofrimento, tristeza e redenção no coração dos guerreiros. Quando todos acreditavam que as chamas que engoliam Troia eram o pior a se esperar, eis que Aquiles, possuído pelo desejo de vingar a morte de seu tão estimado Pátroclo, mata Heitor e arrasta seu corpo durante onze dias em sua carruagem, perto das muralhas da cidade.
Nenhum grego - ou troiano ousa impedir o feito, a não ser o pai de Heitor, Príamo, rei de Troia, que precisa se despir de seu orgulho e grandeza e se dirigir ao território inimigo a fim de resgatar o corpo do filho. Um poderoso romance sobre a guerra de Troia, em que os humanos são muito mais que joguetes nas mãos dos deuses e no qual os sentimentos disputam acirradamente o domínio sobre o coração de cada grande guerreiro em campos de batalha.

Incrível. O coração dos heróis pode até ter uma sequência arrastada, mas nada que tire o brilho dessa obra-prima.
A jornada do rei Príamo que, após perder o filho, Heitor, em uma batalha contra o grego Aquiles, em busca do corpo do mesmo, que foi levado pelo algoz para seu território e, por lá, foi arrastado diariamente, durante onze dias, puxado por uma carroça é um prato cheio para quem, assim como eu, adora a Mitologia Grega.
Essa nova roupagem, por assim dizer, de Ilidia traz além de personagens muito bem construídos, um enredo que me faz ter, no mínimo, um pouco de inveja da mente brilhante -e imaginária- de David Malouf.
Com nuances muito bem construídas, Pátroclo, Aquiles, Heitor, o brilhante Príamo e o amável Somax (Um dos melhores personagens do livro. Se não o melhor.), além dos demais personagens secundários, tendo a guerra de Troia como pano de fundo, é capaz de conquistar sua admiração em quentes tardes de sábado como a de hoje.
A escrita de Malouf também é ótima, o que em -quase- nada dificulta a leitura do livro. E se não fossem as sequências arrastadas, essa verdadeira obra-prima poderia ser considerada perfeita. Se não é que ela seja.
Com reflexões muito atuais, mas totalmente cabíveis a todo o período histórico, a relação de humanos, semideuses e deuses reconstruiu toda e qualquer concepção que eu tinha sobre o assunto.
Por fim, a participação de Hermes -por quem eu tenho certa admiração- se torna a cereja do bolo e faz de O coração dos heróis o melhor livro comprado pela capa -ME JULGUEM- que eu já tive a oportunidade de ler.
Por falar nisso, a capa é simplesmente perfeita, as folhas são grossas, as letras enormes e com poucas gravuras, a diagramação se torna impecável.
E, claro, um trecho irresistível para comprovar, ainda mais, como é fácil se apaixonar por Troia, a capa, o livro, enfim, pelo coração dos heróis: 

"[...] Porque, no fim, nós nos resumimos ao que o tempo, a cada batida do coração e em todos os momentos da nossa vida, está aos poucos realizando: a morte que carregamos em nós desde o principio, desde a primeira vez que respiramos." Pág. 105/106

4 comentários:

  1. Nunca li esse livro, mas pela resenha deu vontade. Vou procura-lo pra ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, hey Erica ♥
      O livro é super bacana e, se você gosta de mitologia grega é um prato cheio!
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu tenho muita curiosidade sobre a mitologia grega. Achei interessante a resenha, e porq não também gostar do livro pela capa? rsrs

    http://pequenodiariodesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mitologia Grega realmente me atrai bastante (;
      E, sim, compro livros pela capa e, por sorte, nunca peguei um livro ruim u.u
      Abraços!

      Excluir